Ginástica Laboral nas Empresas

24/08/2020

Ginástica laboral nas empresas.

Afinal o que é a ginástica laboral?

Muitas pessoas ainda nem ouviram falar de ginástica laboral (GL), bem como seus benefícios, por isso vou comentar um pouco sobre esse assunto.

A GL são exercícios físicos de alongamento e/ou fortalecimento com duração de 10 a 15 minutos durante o período de trabalho para prevenir lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Atualmente a demanda pela produtividade transforma o ambiente de trabalho em locais mais estressantes devido aos avanços tecnológicos exigindo uma jornada excessiva, sem avaliar fatores ergonômicos, postura inadequada e fatores psicológicos que prejudicam a saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, o resultado impacta negativamente no desempenho e motivação por suas atividades laborais, muito dessas acabam gerando dores no corpo com maior prevalência na região lombar.

Por esse motivo, tais iniciativas como buscar através de práticas de atenção integral à saúde do trabalhador estão mais relevantes para destacar as empresas, pois os próprios profissionais buscam esse tipo de benefício tornando-se um fator determinante para retê-los e/ou atraí-los para os cargos.

Estudos comprovam que pessoas que fazem GL apresentam maior disposição no trabalho e com a família. Além de incentivar a mudanças de hábitos saudáveis e novas práticas de exercícios físicos regulares, tais ações são notados em breve período de intervenção, portanto empresas que aplicam essa prática promovem um benefício imensurável a sua equipe, pois também diminuem custos com licenças médicas ou aposentadorias precoces.

O grande diferencial está nas pequenas ações do dia-a-dia, pense que você também pode melhorar seu ambiente de trabalho e motivar sua equipe.

Michelle Lobo
Michelle Lobo

Michelle Lobo é CEO da Biosportest, Mestre em Ciência da Reabilitação, Educadora física, escritora e palestrante.