Esperar o feedback ou entrar em contato com a empresa?

04/09/2020

A ansiedade é comum nas entrevistas de emprego. Os candidatos criam expectativas em relação a vaga, a nova oportunidade de emprego e ficam ansiosos pela contratação. Muitas empresas oferecem o feedback negativo ou positivo dentro do prazo, outras não possuem a mesma cultura e deixam o candidato sem uma resposta. Trabalho com RH a algum tempo e acho a falta de feedback uma falta de ética muito grande com o candidato.Por isso, sempre oriento meus alunos e seguidores a darem o feedback negativo aos candidatos que participaram do processo de seleção.

O RH pode sim encaminhar um e-mail ou uma mensagem informando a decisão da empresa, isso demonstra respeito pelas pessoas que participaram do processo seletivo.

Se você é candidato, participou de um processo seletivo e está ansioso para receber a resposta, minha dica é: espere! Não entre em contato com o recrutador antes do prazo que ele solicitou para dar a resposta.

Mas se o recrutador não estipulou nenhum prazo durante o processo seletivo e já se passaram muitos dias da sua entrevista e nenhuma resposta, você pode ligar para saber se tem alguma novidade. Normalmente um RH leva de 15 a 21 dias para fechar uma vaga, mas isso pode variar de acordo com cada empresa.

Antes desse prazo de 15 dias ou o prazo que o próprio recrutador pediu, o ideal é aguardar o contato da empresa e torcer para dar tudo certo.

Carol Cabral Valente
Carol Cabral Valente

Carol Cabral Valente é gestora de Recursos Humanos, fundadora da RHConecta+ e conduz o canal Vida de RH nas redes sociais. Siga: @carol.cabralvalente