Dicas para lidar com a depressão nas organizações

15/09/2020


Estamos no setembro amarelo e nada como estrear a coluna já com esse tema tão sério, pra mim é um prazer ser um facilitador sobre essa temática! 

Bom, separei algumas dicas sobre esse tema! Vamos lá?

Pra começar, a depressão dentro das organizações é mais comum do que parece e os principais sintomas são: Desânimo, cansaço, ansiedade, sensação constante de culpa ou inutilidade, dificuldade de concentração e afastamento das atividades sociais. Observe como se sente e a frequência, se for alta, é importante ligar o sinal amarelo!

Muitas vezes somos reservados e não queremos compartilhar de algo tão íntimo, contudo, ter um aliado no trabalho que entende o que você está passando pode ajudar. Uma dica boa seria você entrar em contato com o RH para entender as políticas e os procedimentos da sua empresa em relação à licenças médicas e dias de ausência, caso você precise tirar uma folga para consultas médicas. Esse assunto é super sério, e geralmente as empresas compreendem, contudo é importante que você fale! A carreira é importante, mas nada deve ter prioridade sobre sua saúde mental. Seja muito claro com seus líderes e colegas de trabalho sobre o que você pode ou não realizar neste momento.

Outra dica seria criar listas diárias e destacar quais são as prioridades do dia. Faça as tarefas sem pressa e, se você estiver em uma semana difícil, peça a um colega para dar um double-check no seu trabalho. A lista ajuda a nos organizarmos e sentirmos que estamos produzindo mesmo nesse momento!

Quando se sentir sobrecarregado, vá a uma sala reservada e respire profundamente, você pode também ir ao banheiro lavar o rosto (pois produz uma espécie de reinicialização no nosso cérebro!) Ou se preferir, levante-se da sua mesa e faça uma caminhada de 5 minutinhos.

O trabalho em si é uma ferramenta de recuperação, por isso, tente não se isolar! Tenha sempre em mente que, por mais difícil que pareça, com o tratamento médico correto e ajuda psicoterápica, a depressão pode sim ser uma doença passageira!

Eric Nogueira
Eric Nogueira

Éric Nogueira Braga é psicólogo clínico (CRP 05/54416), atua no atendimento de demandas das mais variadas e atende todas as idades. Tem 29 anos, é natural de Niterói/RJ, casado, pai de uma pet linda. Além de ser especialista em formação no atendimento sistêmico familiar e pós-graduado em terapia ocupacional

Para conhecer mais sobre o Eric, acesse o user @psiericno Instagram, onde ele compartilha a rotina dos atendimentos e fornece material sobre saúde mental diariamente.